CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS II


QUESTÃO ENADE

 

Pegada ecológica é um indicador que estima a demanda ou a exigência humana sobre o meio ambiente, considerando-se o nível de atividade para atender ao padrão de consumo atual (com a tecnologia atual). É, de certa forma, uma maneira de medir o fluxo de ativos ambientais de que necessitamos para sustentar nosso padrão de consumo. Esse indicador é medido em hectare global, medida de área equivalente a 10 000 m². Na medida hectare global, são consideradas apenas as áreas produtivas do planeta. A biocapacidade do planeta, indicador que reflete a regeneração (natural) do meio ambiente, é medida também em hectare global. Uma razão entre pegada ecológica e biocapacidade do planeta igual a 1 indica que a exigência humana sobre os recursos do meio ambiente é resposta na sua totalidade pelo planeta, devido à capacidade natural de regeneração. Se for maior que 1, a razão indica que a demanda humana é superior

 

                                          

 

O aumento da razão entre pegada ecológica e biocapacidade representado no gráfico evidencia:

 


redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10 000 m² devido ao    padrão atual de consumo de produtos agrícolas.

 


incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961 – 2008.


aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas.


tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.


reposição dos recursos naturais pelo planeta em sua totalidade frente às exigências humanas.

QUESTÃO ENEM

 

TEXTO I

O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.

(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev. 2010.)

 

TEXTO II

Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.

(ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993).

 

Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:

 


incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
 


incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.


manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
 


dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
 


inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
 

 

QUESTÃO CONCURSO

 

Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.

 

I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.

II. Vigilância Alimentar e Nutricional.

III. Organização da Atenção Nutricional.

IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.

V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 


I e IV, somente.


II, III, IV e V, somente.


II, III e V, somente.


I, II, III e V, somente.


I, II e IV, somente.

QUESTÃO CONCURSO

 

A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.

 

A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.

Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.

Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.

(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)

 

“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”. 

 

Pode-se inferir desse segmento do texto que

 

 

 


a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.


o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.


o  Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.


todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.


todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.

QUESTÃO ENADE

A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.

                                                  

A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.

Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.

II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.

III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.

 

É correto o que se afirma em


I, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.

QUESTÃO ENADE

 

A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.

 

Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).

 

É um título adequado ao texto apresentado acima:

 


Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.


Computador: o legado mundial para as gerações futuras.


Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.


Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.


Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.

QUESTÃO ENADE

 

É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.

 

Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.

Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.

Acesso em: 30 ago. 2010.

 

 

Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:

 

I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 

 


I e II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.

QUESTÃO CONCURSO

 

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde. 



Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.



I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica. 

II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis. 

III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde. 

IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde. 

V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde. 



Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

 


Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.

QUESTÃO CONCURSO

 

Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.

De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

 

No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira

 


urbanística


atitudinal


de transporte


tecnológica


arquitetônica

QUESTÃO ENEM

 

No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização da fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribui para o envenenamento das águas e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.


LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil.  4(39), ago. 2005 (adaptado)

 

A situação exposta no texto e suas implicações:

 


evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.


indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.


alertam para a necessidade de controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.


indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.


ilustram a interdependência entre as diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.

Páginas: 123456789