CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS II
QUESTÃO ENADE
Pegada ecológica é um indicador que estima a demanda ou a exigência humana sobre o meio ambiente, considerando-se o nível de atividade para atender ao padrão de consumo atual (com a tecnologia atual). É, de certa forma, uma maneira de medir o fluxo de ativos ambientais de que necessitamos para sustentar nosso padrão de consumo. Esse indicador é medido em hectare global, medida de área equivalente a 10 000 m². Na medida hectare global, são consideradas apenas as áreas produtivas do planeta. A biocapacidade do planeta, indicador que reflete a regeneração (natural) do meio ambiente, é medida também em hectare global. Uma razão entre pegada ecológica e biocapacidade do planeta igual a 1 indica que a exigência humana sobre os recursos do meio ambiente é resposta na sua totalidade pelo planeta, devido à capacidade natural de regeneração. Se for maior que 1, a razão indica que a demanda humana é superior
O aumento da razão entre pegada ecológica e biocapacidade representado no gráfico evidencia:
redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10 000 m² devido ao padrão atual de consumo de produtos agrícolas.
incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961 – 2008.
aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas.
tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.
reposição dos recursos naturais pelo planeta em sua totalidade frente às exigências humanas.
QUESTÃO ENEM
TEXTO I
O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.
(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev. 2010.)
TEXTO II
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.
(ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993).
Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:
incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.
manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
QUESTÃO CONCURSO
Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
II. Vigilância Alimentar e Nutricional.
III. Organização da Atenção Nutricional.
IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.
V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
I, II e IV, somente.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
QUESTÃO ENADE
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10 000 m² devido ao padrão atual de consumo de produtos agrícolas.
incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961 – 2008.
aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas.
tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.
reposição dos recursos naturais pelo planeta em sua totalidade frente às exigências humanas.
QUESTÃO ENEM
TEXTO I
O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.
(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev. 2010.)
TEXTO II
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.
(ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993).
Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:
incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.
manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
QUESTÃO CONCURSO
Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
II. Vigilância Alimentar e Nutricional.
III. Organização da Atenção Nutricional.
IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.
V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
I, II e IV, somente.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
QUESTÃO ENADE
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.
manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
QUESTÃO CONCURSO
Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
II. Vigilância Alimentar e Nutricional.
III. Organização da Atenção Nutricional.
IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.
V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
I, II e IV, somente.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
QUESTÃO ENADE
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
I e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
I, II e IV, somente.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
QUESTÃO ENADE
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
QUESTÃO ENADE
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
II As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
III Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
QUESTÃO ENADE
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. (SINGER, P. Ética Prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado)).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
Computador: o legado mundial para as gerações futuras.
Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
QUESTÃO ENADE
É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
Dom Walmor Oliveira, de Azevedo.
Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>.
Acesso em: 30 ago. 2010.
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes:
I Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde.
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.
QUESTÃO CONCURSO
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
De acordo com a Lei no 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica.
II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde.
IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.
V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.
Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.